O Mito de Tirésias - Parte 1

Olá, Fofas e Fofos!

Todos sabem que meu nome é Márcia Tirésias. Por outro lado, este não é o nome que está registrado em meus documentos, é claro. Trata-se de um nome inventado, um “nome artístico” (que chic!). Mas então, fica a dúvida...  Quase ninguém sabe por que eu escolhi “Tirésias” para sobrenome.

Ainda lembro da cara que a minha amiga Dudda Nandez fez quando contei que tinha bolado o “Tirésias” para mim... “Nossa, é muito estranho!!!”, ela disse. Realmente, era uma sonoridade bem diferente, mas eu cismei que tinha que ser aquilo!

A verdade é que Tirésias é um personagem da mitologia grega, provavelmente um dos primeiros da História com a característica peculiar de ser transgênero. Sim, meus lindos: muito antes de qualquer novela da TV, qualquer romance da Virginia Woolf, antes dos estudos de Magnus Hirschfeld e Judith Butler, já havia transgêneros por aí... Eu sempre fui apaixonada pela história antiga de Grécia e Roma e isso fez com que esse personagem mitológico me atraísse demais.

Tirésias, o Mito

A Grécia Antiga era marcada pelo costume de se contar histórias. A religião grega era politeísta, povoada por deuses, semideuses, criaturas fantásticas e homens notáveis, os chamados “heróis”. Se as histórias contadas fossem boas mesmo, eram transmitidas da boca de um grego para o ouvido de outro grego por várias gerações, com alguns retoques aqui e ali, resistindo à passagem do tempo. Hoje chamamos a estas histórias perenes de “mitos”, e o conjunto delas, de “mitologia”.

O mito de Tirésias possui quantidade bem grande de versões. A que vou contar logo abaixo é uma das melhores, na minha opinião, pois é a que faz mais sentido para mim e tem mais profundidade simbólica.

“Eu sou apenas um rapaz grego, sem dinheiro no bolso...”

Tirésias era um jovem pastor, tranquilo e sem grandes ambições, que vagava pelas terras do Peloponeso com suas ovelhas. Um belo dia, ao subir o Monte Cilene, deparou-se com uma cena estarrecedora: duas serpentes copulando, entrelaçando-se, formando o desenho espiralado típico do Caduceu.

Preocupado com o perigo que as cobras representavam para suas ovelhas, o jovem pastor não pensou duas vezes. Decidiu acabar com aquela pouca vergonha! Atacou os répteis, mas, curiosamente, de propósito ou não, matou somente a fêmea!

Isso foi o suficiente para incomodar Hera, que estava observando a cena. Hera é a deusa mais poderosa do Olimpo, esposa de Zeus e conhecida por não ter um temperamento dos melhores. Irritada com a seletividade do rapaz, decidiu que ele merecia uma severa punição.


Tirésias foi então....***PUFF*** ... transformado em uma mulher!!!!! 

Tiresias ataca as serpentes e é transformado em mulher por Hera.
Continua na parte 2

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Mito de Tirésias – Parte 2

O Mito de Tirésias - Parte 3

A Lista do Bem