O Mito de Tirésias - Parte 3

Olá, meus amores!

No último episódio, vimos que Tirésias, após viver um ciclo completo como mulher por sete anos, deparou-se mais uma vez com um par de serpentes copulando, formando o desenho característico de caduceu.

Fig 1 - O símbolo do Caduceu. (Fonte: Pedagogia Minha, http://pedagogiaminha.blogspot.com.br/2016/06/simbolos-1-caduceu-de-hermes-e-flor-de.html, acessado em 01/12/2017) 


Uma repetição da mesma cena que ele presenciou quando matou a serpente fêmea e acabou sendo punido por Hera  e transformado em mulher.

O Que Tirésias Então Decidiu Fazer??

Simples: ela se virou e foi embora. Chega de encrencas!

Neste momento, o ciclo de aprendizado de Tirésias terminou. A transformação se reverteu e Tirésias tornou-se um homem novamente! Assim viveu pelo resto de seus dias.

Mas Suas Aventuras Não Param Por Aí

Engana-se quem pensa que as aventuras (ou desventuras) do nosso herói se encerram com a reversão de sua transformação em mulher. Algum tempo depois, Tirésias recebe uma convocação do próprio Zeus para comparecer perante o grande deus do Olimpo.

Quando Tirésias se apresenta ao chefe, ele se depara não somente com Zeus, mas também com... Hera! 😲  E o clima não era dos melhores: o semblante pesado dos dois evidenciava mais uma das inumeráveis discussões do casal mais poderoso do Universo.

A Discussão Entre Hera e Zeus

Segue uma livre recriação feita por mim da história narrada por Higino e Ovídio!

“Tirésias”, disse Zeus, ”nós chamamos você aqui porque acreditamos que sua experiência de vida é a única coisa que pode pôr fim a um desacordo entre mim e minha mulher.”

“Estou sempre às ordens, Seu Zeus e Senhora Dona Hera”, respondeu Tirésias, tentando disfarçar a boca seca.

 Fig 2 – Tirésias é convocado para ajudar Hera e Zeus. (Fonte: www.manueldoria.com, acessado em 01/12/2017)


 “O  que acontece”, disse Hera, “é que nós mulheres estamos cansadas dos privilégios e vantagens dos homens. Vivemos para servir aos maridos sem nenhuma compensação. Carregamos o fardo de cuidar dos filhos deles, de satisfazê-los na cama e ainda temos que cuidar dos próprios maridos quando envelhecem e se tornam incapazes de qualquer coisa!!! Meu marido de cabeça dura não entende!”

“Mas é isso que estou explicando!!”, a voz de Zeus se eleva e Tirésias nota, do alto do Monte Olimpo, que nuvens negras começam a se formar no horizonte da Grécia, acompanhadas de lampejos de raios. “Existe uma compensação e ela está no ato sexual!!!”

Ao notar que a face de Tirésias estava tão branca quanto o mármore do Olimpo, Zeus reduz um pouco os decibéis e fala diretamente com ele: “é por isso que chamamos você aqui. Você já foi mulher e homem. Experimentou as duas vidas. Tem um conhecimento que nenhum deus jamais teve, nem mesmo eu e Hera.”

Tirésias, então balbucia: “E como posso ajudar, Seu Zeus e Senhora Dona Hera?”

“Queremos que você nos diga quem sente mais prazer no ato sexual: o homem ou a mulher?”, disse Zeus.

Silêncio. Hera e Zeus olhando fixamente para nosso herói...


Continua na parte 4

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Mito de Tirésias – Parte 2

A Lista do Bem