O Mito de Tirésias – Parte 2

Olá, Lindas e Lindos!

Seguimos com a história de Tirésias! Como vimos no final da parte 1, ele acabou de ser transformado em mulher por Hera, como castigo por ter matado uma serpente fêmea enquanto ela copulava.

Relaxa e Goza

Atônita logo após ter sido transformada em mulher, Tirésias decide por fim rumar à cidade de Tebas. Lá, imaginava, ela poderia encontrar uma solução para reverter sua metamorfose.

Para garantir seu sustento, decidiu ser prostituta. Rapidamente tornou-se uma das mais famosas da cidade, capaz de garantir grandes prazeres a seus clientes.

Representação grega de prostituta atendendo um cliente.

A Mãe

Com o tempo, apaixonou-se por um homem e fez dele seu marido. Dessa feliz união teve uma filha, Manto, uma criança mágica que tinha o dom da profecia. Vale a pena comentar que o nome “Manto” vem do grego mantis, que significa profeta ou vidente. Tirésias assim vivenciava a experiência de ser mãe.

Manto, a bela filha de Tirésias, à direita do deus Apolo,. Ela ouve o oráculo dito pela sacerdotisa à esquerda.


A Bruxa


Por fim, como forma de encontrar a solução para seu dilema, Tirésias decidiu se tornar sacerdotisa de Hera. Acreditava que dessa forma poderia aplacar a ira da deusa e reverter a sua transformação em mulher. Muito aplicada como sacerdotisa, Tirésias experimentava a vida de uma mulher sábia (ou bruxa, como alguns chamam de forma pejorativa).

Hera, deusa maior do Olimpo, esposa de Zeus.


Durante essa fase, portanto, Tirésias vivenciou a mulher sensual, a mãe e a mulher sábia, completando a trindade do arquétipo feminino.

Sete anos se passaram, e aqui vale a pena lembrar que sete é o número que representa a conclusão de um ciclo. Tirésias, então, novamente resolveu andar por aí. Para sua surpresa, ela encontra duas serpentes copulando! O mesmo formato de caduceu, o mesmo rala-e-rola.


Foi aí que Tirésias refletiu bastante e decidiu o que fazer....

Continua na parte 3

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Mito de Tirésias - Parte 3

A Lista do Bem